21 outubro 2008

Breve Resumo de Algumas Diferenças


Espíritos Superiores da Codificação x Ramatis

1- Astrologia:

Doutrina Espírita - Kardec deixa bem claro a posição do Espiritismo em "A Gênese" e há respostas dos espíritos indicando claramente que essa é uma crença supersticiosa e sem fundamento. O Espiritismo se baseia no livre-arbítrio;

Ramatis - Aceita a astrologia plenamente, e diz ainda que Jesus teve que esperar uma conjunção astrológica em Peixes para vir à Terra.

(Tema tratado no tópico "Espiritismo, Astrologia e Ramatis")

2- Jesus

DE - O modelo e guia da humanidade. Espírito perfeito. O Cristo, o Ungido;

Ramatis - Um espírito que, embora superior, foi um aprendiz dos essênios, tendo inclusive encarnado outras vezes na Terra. Numa dessas encarnações, segundo Ramatis, Jesus fora Antúlio de Maha-Ettel, líder da mitológica Atlântida. Para Ramatis, Jesus não é o Cristo, mas um médium do mesmo;

3- Métodos Contraceptivos

DE - Só é prejudicial se utilizado para satisfação da sensualidade, o que seria sinal de egoísmo. Apóia o planejamento familiar;

Ramatis- Condenados todos. Para o casal não ter filhos, tem que praticar a abstinência. Sexo só foi feito para procriação. Todo casal tem que ter, no mínimo, quatro filhos para estar quite com a lei;

(Tema tratado no tópico "Ramatis e a Lei de Reprodução")

4- Fim dos tempos

DE - Não acredita. Fala de uma renovação gradual através do avanço moral da humanidade. Fala em convulsões sociais, embates de idéias como sinais da renovação futura;

Ramatis - Aposta em um cataclismo de proporções globais, com elevação abrupta do eixo da Terra, que ceifará a vida de 2/3 da população. Após essa hecatombe, a Terra se tornará um planeta mais adiantado. Um suposto astro intruso, vulgarmente apelidado de "planeta chupão", causaria tal destruição;

(Tema tratado nos tópicos: "Catastrofismo Aparvalhante: as Previsões Apocalípticas que não se Cumpriram", "À Feição de Seita Apocalíptica", "Onde Está o Planeta Chupão de Ramatis?", "Ramatis dita Ficção e não realidade, assim como Hollywood" e "Planeta X, Chupão ou Nibiru: Respondendo a um Leitor Ramatisista")

5 - Vegetarianismo

DE - Deixa-nos à vontade para escolher, embora alerte em relação a crueldade com os animais. Deixa a entender que essa será uma opção predominante no futuro, mas que não representa uma transgressão "uma vez que a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece".

Ramatis - O consumo de carne é um grave erro do ponto de vista espiritual, além de causar prejuízos à saúde.

(Tema tratado no tópico: "Ramatis e a Questão Vegetariana")

6- Incensos, defumadores, amuletos, talismãs, ação de objetos materiais sobre os espíritos e sobre os fluidos

DE - Não admite qualquer ação da matéria sobre os espíritos ou sobre os fluidos ambiente;

(Tema tratado no tópico "Utilidade Pública: Incensos e Defumadores fazem mal à saúde"

Ramatis - Os defumadores e incensos são "detonadores de miasmas astralinos", i.é, teriam efeito sobre os fluidos ambiente. A palavra AUM, quando pronunciada, nos ligaria ao Cristo Planetário;

7 - Médiuns Receitistas e médiuns curadores

DE - O médium receitista é psicógrafo;

Ramatis - O médium receitista é curador;

8 - Planeta Marte e vida extraterrestre

DE - Não se imiscui em questões que dizem respeito aos esforços da ciência humana. Espíritos podem trazer contribuições esporádicas, que no entanto deverão aguardar confirmação para serem plenamente aceitas;

Ramatis - Descreve vida material em Marte, com existência de vegetação abundante, oceanos, mares e florestas. Vai além e arrisca "revelar" a existência de 12 planetas no Sistema Solar, que comporiam a côrte dos "dozes apóstolos planetários do Cristo Solar".

(Tema tratado nos tópicos: "Ramatis e o Planeta Marte" e "Férias em Phobos e Deimos?"

Mais alguns conceitos e idéias de Ramatis:

1- As plantas carnívoras possuem o eterismo (?) impregnado de desejos e de paixão, porque elas participam do sexto mundo astral, que é a dos desejos e que precede o mundo etérico. (in "Mensagens do Astral", p.269)

2- A órbita do planeta que teria destruído a Terra até 1999 é de 6.666 anos. (Ele previu a data da destruição, mas nada aconteceu) (idem)

3- Marcianos teriam atirado contra um caça americano F-15 e o reencarnado em Marte para compensar. ("O Planeta Marte e os Discos Voadores")

4- Os essênios já conheciam o Espiritismo. ("O Sublime Peregrino")

5- Aqueles que não alcançam uma evolução razoável na Terra no período exato de 2160 anos são exilados para outro orbe. (Mensagens do astral, p.255)

6- Ramatis prevê uma guerra com emprego de armas atômicas no último terço do séc. XX entre os dois continentes mais poderosos (quais?) ("Mensagens...", p. 230)

7- Até o ano 2000, os pólos estariam livres do gelo. (idem, p.228)

8- Gigantes (pessoas altas?) são provenientes dos satélites jupiterianos, enquanto os anões são antigos emigrados do satélite de Marte. (idem, p.212)

9 - O espírito do homem é um fragmento do espírito de Deus. (idem, p.207)

10- Rituais, mantras, etc. são meios de se alcançar o "Cristo Planetário". (idem, p. 302)

11- Júpiter é descrito por Ramatis como um planeta de substância rígida, contundente, enquanto, na verdade, é um planeta eminentemente gasoso. ("A Vida no Planeta Marte", cap. V)

12- A calvície masculina e feminina seria causada pelo hábito de cortar os cabelos e pelo não acompanhamento das fases da Lua para tal. ("Magia de Redenção")

E você, amado leitor, fica com quem? Com a Codificação Espírita, que tem como base o consenso universal e participação direta de espíritos do quilate de Erasto, Fenelón, S. Agostinho, S. Luis, Vicente de Paulo, Sócrates, Platão, entre outros, sob a égide do Espírito da Verdade, ou com a opinião unilateral de Ramatis?

O "metro que melhor mediu Kardec", J. Herculano Pires, nos auxilia nesta decisão:

A obra de Kardec é a bússola em que podemos confiar. Ela é a pedra de toque que podemos usar para aferir a legitimidade ou não das pedras aparentemente preciosas que os garimpeiros de novidades nos querem vender. Essa obra repousa na experiência de Kardec e na sabedoria do Espírito da Verdade. Se não confiamos nela é melhor abandonarmos o Espiritismo. Não há mestres espirituais na Terra nesta hora de provas, que é semelhante à hora de exames numa escola do mundo. Jesus poderia nos responder, diante da nossa busca comodista de novos mestres, como Abraão respondeu ao rico da parábola: 'Por que eu deveria mandar-vos novos mestres, se tendes convosco a Codificação e os Evangelhos?'” ("Mediunidade" – Herculano Pires – Edicel – 4ª edição – pg. 28)

Um comentário:

  1. AMIGOS,REALMENTE A COMPARAÇÃO É CONTUNDENTE E POR DEMAIS ESCLARECEDORA.FIQUEMOS ENTÃO COM NOSSA DOUTRINA ESPÍRITA.NOSSOS IRMÃOS TEM TODO O DIREITO Á OUTRA OPINIÃO,NÃO DÁ PARA MISTURAR AS DUAS FILOSOFIAS.PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir